Protagonistas Femininas: Histórias de Força e Resistência

29 Dez 24

Desde as heroínas da Segunda Guerra Mundial até as lutadoras por direitos no Brasil, cada livro desta lista nos apresenta narrativas que revelam a luta e a coragem das mulheres em diferentes contextos históricos.

A guerra não tem rosto de mulher

A guerra não tem rosto de mulher

Svetlana Aleksiévitch

Neste livro, Svetlana Aleksiévitch reconstrói a história das mulheres que lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial. Suas vozes ressoam em memórias angustiantes e arrebatadoras, revelando o frio, a fome, a violência sexual e a sombra da morte que enfrentaram.

Sobreviventes e guerreiras

Sobreviventes e guerreiras

Mary del Priore

Sobreviventes e guerreiras é um livro essencial para entender a luta pela igualdade de direitos das mulheres no Brasil, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. A autora, Mary del Priore, apresenta histórias de mulheres que resistiram e se reinventaram ao longo dos séculos, buscando um espaço e fazendo suas vozes serem ouvidas.

O clã das mulheres Weyward

O clã das mulheres Weyward

Emilia Hart

A obra narra a história de três mulheres, Kate, Altha e Violet, que, em épocas diferentes, desafiam o patriarcado e a violência masculina. Ligadas pelas forças da natureza e suas criaturas, elas compartilham uma história de resistência e empoderamento feminino, marcada por segredos, acusações de bruxaria e a busca por um futuro melhor.

Mulheres Negras Do Brasil

Mulheres Negras Do Brasil

Schuma Schumaher

Este livro destaca a história das mulheres negras brasileiras, buscando combater sua invisibilidade e reconhecer sua contribuição na formação da identidade nacional. Os autores apontam a falta de referências e informações detalhadas sobre essas mulheres em currículos escolares, museus, livros didáticos e narrativas oficiais. Vencedor de diversos prêmios.

As mulheres de Tijucopapo

As mulheres de Tijucopapo

Marilene Felinto

O romance emblemático de Marilene Felinto, "As mulheres de Tijucopapo", narra a viagem de retorno da narradora Rísia à localidade fictícia onde sua mãe nasceu. A obra aborda a história das mulheres guerreiras de Tejucupapo, destacando temas históricos, feministas e antirracistas, em um estilo literário marcante e reflexivo.